top of page
Gráfico & estetoscópio

ESPECIALIDADE - OFTALMOPEDIATRIA

Saiba o que é Oftalmopediatria

A oftalmopediatria é uma subespecialidade da oftalmologia que confere cuidados e tratamentos específicos para crianças e adolescentes, desde problemas de refração a malformações congênitas. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, cerca de 20% das crianças em idade escolar sofrem com algum problema de visão.

oftalmopediatria.jpg
Qual a melhor idade para primeira consulta?

Logo após o parto. Assim que o bebê nasce, ele já é submetido ao teste do olhinho, Esse exame tem como objetivo analisar, entre outras coisas, como os olhos da criança reagem aos estímulos de luz nos seus primeiros momentos de vida. Já nos casos de parto prematuro, as crianças necessitam atenção redobrada. O especialista avalia a evolução da visão do recém-nascido durante os três primeiros meses, após a alta do hospital.

Esse acompanhamento inicial é de extrema importância, visto que nossos olhos são órgãos que alcançam sua fase adulta aos 7 anos e têm o maior desenvolvimento nos primeiros 12 meses. Dessa forma, qualquer alteração detectada precocemente tem maiores chances de receber o tratamento adequado.

Quais são as doenças mais comuns?

Diversas doenças podem ser consideradas comuns em crianças e grande parte delas têm tratamento se diagnosticadas precocemente. Conheça algumas das mais frequentes:

• Ametropia: também conhecida como Erro Refrativo, pode surgir na infância e prejudicar o desenvolvimento da criança. Os tipos mais comuns são a miopia, hipermetropia e astigmatismo.

• Glaucoma Congênito: aumento da pressão dentro do olho, provocando lacrimejamento, fotofobia - aversão à luz e ambientes iluminados - e córnea turva.

• Catarata Congênita: provoca o surgimento de uma mancha branca no cristalino, a lente do olho, e impede a formação de imagens nítidas na retina. É a causa mais comum de cegueira tratável em crianças.

• Ambliopia: também conhecida como “olho preguiçoso”, onde os olhos parecem não funcionar em conjunto, causando um tipo de compensação. Costuma estar associada a graves erros de refração, estrabismo ou outras alterações oculares.

• Estrabismo: desalinhamento dos olhos, causando uma duplicidade da imagem. O tratamento inclui o uso de óculos especiais ou cirurgia, em casos mais severos.

• Retinoblastoma: É o câncer ocular mais comum em crianças, sendo diagnosticado em média aos 18 meses de idade. Pode ser completamente curado quando diagnosticado e tratado precocemente.

Para saber mais acesse: tudo sobre o Teste do Olhinho Campina Grande, Paraíba.

 
bottom of page