
EXAMES - ESTRABISMO
O que é Estrabismo?
O estrabismo, também conhecido como vesguice ou olhos tortos, é uma doença em que os olhos não são capazes de olhar para a mesma direção ao mesmo tempo. Devido a fatores genéticos, esta doença pode se manifestar desde o nascimento, mas também pode se desenvolver devido a problemas de saúde (como diabetes ou AVC) ou devido a problemas de visão (como hipermetropia alta).

Quais são os tipos de Estrabismo?
-
Estrabismo convergente, ou esotropia: quando o olho é voltado para dentro, ou seja, no sentido do nariz.
-
Estrabismo divergente ou exotropia: quando o olho é voltado para fora, no sentido das orelhas.
-
Estrabismo vertical ou hipertropia: quando o olho é voltado para cima (para a testa), ou para baixo (para o lado das bochechas).
-
Estrabismo alternante: o desvio pode variar entre um olho e outro (ora no direito, ora no esquerdo).
-
Estrabismo intermitente: quando há variação de alinhamento e desvio, ele não se manifesta constantemente. Esse tipo de estrabismo é mais comum nos desvios divergentes.
Estrabismo tem cura?
Em adultos, os tratamento mais comuns para amenizar o problema são a cirurgia corretiva e o uso de óculos para amenizar o problema. Exercícios ortópticos também podem ser usados para fortalecer os músculos, bem como a aplicações de colírios. Para bebês com menos de seis meses, o uso do tapa-olho é a opção mais procurada pelas mães. Isso ocorre porque a venda obriga a criança a usar apenas um olho, que está desalinhado, ajudando a desenvolver os músculos do mesmo. Já no caso de crianças mais velhas com estrabismo, além do tapa-olho, elas devem usar óculos de grau, pois a criança já não consegue enxergar normalmente.
O estrabismo pode ser corrigido em qualquer idade, mas as chances são maiores quando o diagnóstico é precoce. Vale destacar que a falta de tratamento adequado pode fazer com que o estrabismo comprometa a visão permanentemente.
Para saber mais acesse: cirurgias oftalmológicas em Campina Grande, Paraíba.
