ESPECIALIDADE - CERATOCONE

Saiba o que é Ceratocone

A Ceratocone é uma doença que afeta diretamente a estrutura da córnea, o que resulta em imagens borradas e distorcidas. tendo como sua principal característica a redução progressiva na espessura da parte central da córnea, que é empurrada para fora, formando uma saliência com o formato semelhante a um cone.

ceratocone.jpg
Sintomas de Ceratocone

O principal sintoma é a visão distorcida e borrada tanto para perto quanto para longe. Alguns podem relatar diplopia (visão dupla) ou poliopia (percepção de várias imagens de um mesmo objeto), halos em torno das luzes, fotofobia (sensibilidade excessiva à luz) e coceira.

Tratamento de Ceratocone

O tratamento tem como intuito proporcionar a melhoria da visão, bem como preservar a saúde da córnea. As possibilidades de tratamento variam de paciente para paciente e são avaliadas nesta ordem: óculos, lentes de contato e cirurgias.

• Óculos: a prescrição de óculos é primeira opção que o paciente recebe. Caso a doença se encontre em fase inicial e o astigmatismo irregular ainda for baixo, é possível obter uma acuidade visual aceitável.

• Lentes de Contato: segunda alternativa quando os óculos não conseguem fornecer uma acuidade visual satisfatória. Na maioria dos caso é utilizada a lente rígida gás permeável que proporciona melhor acuidade visual, além de assegurar a saúde fisiológica da córnea.

• Crosslinking: procedimento que remove o epitélio (camada mais externa do tecido corneano) da região central da córnea, expondo a superfície para aplicação de uma solução de riboflavina (vitamina B2). Esse processo aumenta a resistência mecânica da córnea. diminuindo a chance de progressão do ceratocone.

• Transplante de Córnea: em casos onde o ceratocone progrediu a ponto de a correção visual não ser mais atingida através das alternativas anteriores, o transplante de córnea se torna necessário.

• Implante de Anel Corneano: o implante de segmentos de anel corneano (anel intra-estromal) é uma alternativa cirúrgica para o transplante de córnea. O objetivo do anel é remodelar a curvatura da córnea, regredindo o ceratocone e deixando a córnea com um formato mais arredondado. O procedimento é realizado com anestesia local, pode ser substituível e reversível, pois não envolve a remoção de tecido ocular.

Para saber mais acesse: tudo sobre Cirurgia Refrativa em Campina Grande, Paraíba.